Generic placeholder image
Generic placeholder image
Facebook

Estudante

Inscrições para o Fies terminam neste domingo

Inscrições para o Fies terminam neste domingo

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerra, no próximo domingo (22), as inscrições para os candidatos ao crédito no segundo semestre deste ano. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero. Os interessados podem se inscrever no sitedo programa na internet.

Estudantes
Na edição deste semestre, o Fies oferece 155 mil vagas, das quais 50 mil a juro zero (Arquivo/Agência Brasil)

Pode concorrer às vagas do Fies quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos, além de nota maior que zero na redação.

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar do candidato. A modalidade que tem juro zero destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capitaentre três e cinco salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 deste mês, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 deste mês e, em seguida, fechar a contratação do financiamento.

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais candidatos poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação.

 

Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil

Estudantes têm até hoje para se inscrever no ProUni

Estudantes têm até hoje para se inscrever no ProUni

Terminam hoje (29) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na página do programa. O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.  Ao todo, neste processo seletivo, serão ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições. As bolsas são para o segundo semestre.

Para se candidatar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação.  

Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista, ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa.

O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis também na página do ProUni, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda.

Inscrição

Na hora da inscrição, o candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com o seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Uma vez por dia, o sistema do Prouni calcula a nota de corte, que é a menor para ficar entre os potencialmente pré-selecionados de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. 

O Ministério da Educação esclarece que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. 

Aplicativo 

Os candidatos podem baixar o aplicativo do ProUni, disponível na Google Play e App Store. A inscrição deve ser feita pela internet, mas pelo aplicativo o estudante pode acompanhar as divulgações das notas de corte dos cursos, pesquisar bolsas e acompanhar todo o calendário do processo seletivo.

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Formatura do Proerd reuniu 250 estudantes na noite desta sexta-feira em Patrocínio

Formatura do Proerd reuniu 250 estudantes na noite desta sexta-feira em Patrocínio

Nesta sexta-feira (22/06), em Patrocínio (MG), no Ginásio Poliesportivo do Clube Catiguá, aconteceu a Formatura do PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, onde formaram aproximadamente 250 alunos das seguintes escolas de Patrocínio: 

- Escola Estadual Amir Amaral

- Escola Municipal Maria Isabel Queiroz Alves – CAIC

- Escola Estadual Irmã Gislene

- Escola Estadual Terezinha Moreira Marra 

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão

A solenidade contou com presenças ilustres, que nos prestigiaram com muito carinho, além da Banda de Música da 10ª Região da Polícia Militar que abrilhantou a noite e o prestígio dos membros da imprensa. 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas no palco

Na área do 46º Batalhão o PROERD foi aplicado em 10 lições nas cidades de Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Brejo Bonito e Douradoquara, formando aproximadamente 1600 crianças que diante da comunidade, das autoridades, da Escola e da família, fizeram o juramente de dizer NÂO as drogas e a violência. 

Ao final do PROERD os alunos produzem uma redação embasada nos ensinamentos apreendidos e após análise criteriosa as primeiras redações são selecionadas e os alunos premiados, em primeiro, segundo e terceiro lugar, mas os grandes vencedores são na verdade os pais e a sociedade. 

Todos os alunos receberam certificados e juntos com o Leão DARE e o PM Amigo Legal, dançaram a tradicional música do PROERD, encerrando a solenidade com muita alegria.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palco e campo de beisebol

 

 

Crianças do Colégio Berlaar visitam a Câmara Municipal de Patrocínio

Crianças do Colégio Berlaar visitam a Câmara Municipal de Patrocínio

Na tarde desta quarta-feira, 20, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Berlaarjuntamente com as professoras visitaram a Câmara Municipal de Patrocínio, como parte de uma proposta de estudo dos Três Poderes que foi sugerida pelo método de ensino adotado pela escola.

Para a professora da turma, Marcela Beatriz de Oliveira,a visita à Câmara foi solicitada junto à direção do Colégio e aprovada de imediato, em função da oportunidade de aproximar as crianças do Legislativo. “Quando as crianças foram informadas da visita ficaram muito empolgadas e preparam perguntas para serem feitas aos vereadores. Criança adora o que é novo e diferente,” declara Marcela.

O Presidente da Câmara, Vereador Thiago Malagoli, agradeceu a presença de todos e parabenizou a direção do Colégio Berlaar e aos professores pela iniciativa de visitar a Câmara. “Nós ficamos muito felizes quando recebemos visitas aqui. Aqui é a Casa do Povo, sempre que quiserem vir, estaremos de portas abertas,” afirma Thiago Malagoli.

A Vereadora MarcileneJacinto Querioz participou do encontro e foi entrevistada pelos alunos do Berlaar e afirmou que se o trabalho da Câmara Municipal parar, o trabalho da Prefeitura pára também, isso em qualquer cidade do Brasil. “Todo projeto criado pela Prefeitura tem que passar pela aprovação da Câmara. E o Vereador precisa ser imparcial em suas decisões para não prejudicar a comunidade. O papeldo Vereador é olhar para a comunidade contribuindo para o desenvolvimento do Município,” ressalta a Vereadora.

O Vereador Professor Alexandre também participou da visita e respondeu perguntas feitas pelos alunos referentes ao estacionamento rotativo, novos projetos de lazer, atuação dos vereadores entre outras. “Receber estas crianças é motivo de muita alegria. Precisamos envolver as nossas crianças e os nossos jovens com a política e as questões da sociedade.Só assim, através da educação e da participação, conseguiremos as mudanças que tanto queremos e sonhamos,” declara o Vereador Professor Alexandre.

Aluna da Escola Estadual Ormy Araújo Amaral ganha bicicleta por fazer redação premiada

Aluna da Escola Estadual Ormy Araújo Amaral ganha bicicleta por fazer redação premiada

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (20), a solenidade de entrega de premiação aos alunos que participaram do concurso de redação, Todos Contra as Drogas. 

O projeto, Restaurando Vidas, foi idealizado por pessoas da própria comunidade e contou com a parceria da Polícia Militar, além da loja Eletrosom, foi uma parceria na doação de uma bicicleta repassada a ganhadora do concurso de redação. 

A vencedora do concurso foi a aluna, "Raica Ayoli Silva Sabino", do sexto ano, da Escola Estadual, Ormy Araújo Amaral. Em um dos pontos da redação a aluna fala de uma presença mais efetiva do poder público, deixando a responsabilidade somente por conta da Polícia Militar.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Vagas do ProUni estão disponíveis para consulta

Vagas do ProUni estão disponíveis para consulta

Estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas podem consultar as vagas disponíveis na página do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições poderão ser feitas de 26 a 29 de junho. Ao todo, serão ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições.

As vagas podem ser consultadas por curso, por instituição ou por município.

Para se candidatar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, com um mínimo de 450 pontos e nota superior a zero na redação. Além disso, só podem participar alunos brasileiros que não possuem curso superior e que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada.

Também podem solicitar uma bolsa os alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública.

O candidato que quiser uma bolsa integral deve ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.431. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos, R$ 2.862. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet, a partir do dia 2 de julho, para a primeira chamada, e de 16 de julho, para a segunda. Quem não for selecionado, poderá participar da lista de espera, nos dias 30 e 31 de julho. 

Última semana para pais ou responsáveis realizarem o Cadastramento Escolar 2019

Última semana para pais ou responsáveis realizarem o Cadastramento Escolar 2019

Procedimento é voltado para crianças e jovens que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino em 2019

Atenção, pais e responsáveis: esta é a última semana para a realização do Cadastramento Escolar 2019. Unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais, o cadastro é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.

O cadastramento em todo o estado deverá ser feito pela internet, no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE), com exceção dos estudantes da capital, que devem se inscrever no portal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O cadastramento deverá ser feito até o dia 22 de junho e o prazo não será prorrogado.

Podem se inscrever, o candidato que completar seis anos até 30 de junho de 2019; o candidato a uma vaga nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental nas redes públicas de ensino; e o candidato ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não deverá inscrever-se no cadastro escolar o aluno já matriculado no ensino fundamental nas redes públicas.

A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a sua própria inscrição. O cadastramento para os candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação também será realizado via formulário eletrônico disponibilizado na internet, no portal da SEE. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

Os pais ou responsáveis poderão acessar o portal da Secretaria de Educação de qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à internet para cadastrar o candidato. Aqueles que não têm acesso à Internet podem procurar a Secretaria Municipal de Educação do seu município.

- Os interessados em realizar o cadastramento para Belo Horizonte devem efetuar o procedimento neste link;
- Aqueles que desejarem realizar o cadastramento para os outros municípios do estado devem clicar aqui.

Cabe às Superintendências Regionais de Ensino coordenarem o cadastro escolar, organizando, em cada município, a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. Outras informações sobre o Cadastramento Escolar 2019 podem ser consultadas na Resolução Nº 3.765, publicada no Diário Oficial do dia 10 de maio.

Cadastramento escolar em Belo Horizonte

Na capital mineira, a realização do Cadastramento Escolar obedecerá a normas específicas publicadas na resolução conjunta SEE-MG/SMED-BH nº 05, de 9 de maio de 2018. 

Planejamento

O cadastramento escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando, com tranquilidade, para uma escola pública próxima às suas residências, as crianças que vão iniciar os estudos no 1º ano do ensino fundamental, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano dessa etapa de ensino.

Com a demanda apresentada no cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

Matrícula

Para que o candidato cadastrado tenha a sua vaga assegurada na escola para a qual será encaminhado, é preciso efetuar a matrícula no prazo estabelecido. O período de matrícula dos inscritos no cadastramento - unificado nas redes estadual e municipais – será de 17 a 21 de dezembro de 2018. Já o candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.

Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar:

- cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente.
- cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF, caso possua;
- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.

Secretária de Educação adota algumas alterações nos horários de aulas durante os jogos do Brasil da Copa do Mundo

Secretária de Educação adota algumas alterações nos horários de aulas durante os jogos do Brasil da Copa do Mundo

Como o site Patrocínio Notícias, vem informando; o Prefeito Municipal de Patrocínio, Deiró Moreira Marra, assinou na manhã da última segunda-feira (11),  o decreto de ponto facultativo, em dias de jogos da seleção brasileira, na disputa da Copa do Mundo que neste ano acontece na Rússia.

Na tarde desta quinta-feira (14), o Secretário de Educação, Emerson Caixeta confirmou algumas mudanças em relação ao decreto assinado pelo Prefeito.

No segundo jogo do Brasil, no próximo dia 22 contra a Costa Rica às 09h00, em São Petesburgo, não haverá aulas na parte da manhã, na rede Municipal de Ensino. Na parte da tarde, as aulas estão mantidas normalmente. No terceiro dia do jogo do Brasil no dia 27 de Junho, contra a Sérvia marcado para às 15h00, na cidade de Spartak, não haverá aulas no período da tarde. Na parte da manhã as aulas seguem normalmente no horário normal. À medida deve prevalecer, caso o Brasil classifique para a segunda fase do Mundial da FIFA na Rússia.

 

Começam hoje as inscrições para o Sisu

Começam hoje as inscrições para o Sisu

Começam hoje (12) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. O programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O prazo para participar vai até o dia 15. As inscrições são feitas apenas pela internet.

Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero em redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, na página do Sisu.

Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida.

As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades.

O resultado da chamada regular está previsto para o dia 18 de junho. O período de matrícula vai de 22 a 28 de junho e o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho.

 

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Equipe de robótica do IFTM Campus Patrocínio conquista 2º lugar em torneio internacional

Equipe de robótica do IFTM Campus Patrocínio conquista 2º lugar em torneio internacional

Nos dias 07, 08 e 09 de junho, a Equipe Robô Cerrado do IFTM Campus Patrocínio, participou do International Tournament of Robots 2018, sediado no Centro Universitário ENIAC, em Guarulhos SP.

A equipe, que se destacou no TJR 2017 ficando em primeiro lugar na modalidade Dança de Robôs na cidade de São Paulo, foi convidada para participar do ITR 2018.

Embora a equipe tenha sido remodelada, pois os alunos de sua formação original concluíram o técnico em Eletrônica integrado ensino médio ao final do ano de 2017, a nova equipe com a mesma robô se destacou no evento internacional e conquistou o 2º lugar na modalidade.

Além disso, a Professora Aline Fernanda Furtado Silva, coordenadora da equipe, foi convidada para participar do comitê nacional de organização do TJR e o IFTM Campus Patrocínio foi escolhido para sediar a etapa regional mineira do mesmo torneio.

Por Aline Fernanda Furtado Silva

Cadastramento Escolar 2019 começa na próxima segunda-feira (11/6)

Cadastramento Escolar 2019 começa na próxima segunda-feira (11/6)

Cadastro é essencial para o aluno que deseja ingressar na rede pública de ensino garantir uma vaga no ensino fundamental em uma escola próxima de sua residência

O Cadastramento Escolar para crianças e jovens que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino em 2019 será realizado entre os dias 11 e 22 de junho. 

Unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais, o cadastro é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência. O Cadastramento em todo o Estado deverá ser feito pela internet, no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE). 

Podem se inscrever no cadastramento: as crianças que completarem seis anos até 30 de junho de 2019; os candidatos a uma vaga nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental nas redes públicas de ensino (transferidos de unidades particulares ou de outra localidade ou ainda que desejam retomar os estudos no ensino regular); e os candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não deverá inscrever-se no Cadastro Escolar o aluno já matriculado no ensino fundamental nas redes públicas. 

A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a sua própria inscrição. O cadastramento para os candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação também será realizado através de formulário eletrônico disponibilizado na Internet, no portal da SEE. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato. 

Os pais ou responsáveis poderão acessar o portal da Secretaria de Educação de qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à Internet para cadastrar o candidato. Aqueles que não têm acesso à Internet podem procurar a Secretaria Municipal de Educação do seu município. 

Cabe às Superintendências Regionais de Ensino coordenarem o Cadastro Escolar, organizando, em cada município, a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. Outras informações sobre o Cadastramento Escolar 2019 podem ser consultadas na Resolução Nº 3.765, publicada no Diário Oficial do dia 10 de maio.

 

Planejamento 

O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando, com tranquilidade, para uma escola pública próxima às suas residências, as crianças que vão iniciar os estudos no 1º ano do ensino fundamental, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano dessa etapa de ensino. 

Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino. 

 

Matrícula 

Para que o candidato cadastrado tenha a sua vaga assegurada na escola para a qual será encaminhado, é preciso efetuar a matrícula no prazo estabelecido. O período de matrícula dos inscritos no Cadastramento - unificado nas redes estadual e municipais – será de 17 a 21 de dezembro de 2018. Já o candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.

 

Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar:

 

- cópia e apresentação do original de documento que comprove o endereço da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado no ato da inscrição, preferencialmente conta de luz recente;

 

- cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF, caso possua;

 

- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, da rede particular de ensino ou retorno aos estudos.


Estudantes podem se inscrever para vagas remanescentes do Fies

Estudantes podem se inscrever para vagas remanescentes do Fies

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos aos prazos. As inscrições para as vagas que não foram preenchidas no processo regular estão abertas desde o dia 28 de maio. Os prazos variam de acordo com o perfil dos candidatos. 

Para concorrer, é necessário ter 450 pontos de média e nota acima de zero na redação em qualquer edição, desde 2010, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, a renda familiar mensal bruta per capita não pode ultrapassar três salários mínimos, ou seja, R$ 2.862. 

As inscrições são feitas pela internet, no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas totais para este ano poderá chegar a 310 mil. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Prazos vigentes 

Termina hoje (4) o prazo de inscrição daqueles que concluíram ou não o ensino superior e querem concorrer a vaga em instituição de ensino em que não estão matriculados. O prazo vale tanto para aqueles que ainda não foram beneficiados pelo financiamento estudantil, quanto para os que foram e já o quitaram. 

Estão abertas as inscrições, até o dia 26 de junho, para aqueles que concluíram ou não o ensino superior, foram beneficiados ou não pelo financiamento estudantil e o quitaram e querem concorrer a vaga em instituição de ensino em que já estão matriculados. 

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil